Fantasporto 2010 (30º Aniversário)

 

Secções oficiais competitivas Fantasporto 2010:

A rechear um programa de luxo da Secção Oficial de Cinema Fantástico, e estas são apenas algumas das propostas da competição de cinema fantástico, convém não esquecer a incursão do multipremiado no Fantas, Vincenzo Natali, na clonagem com “Splice”. De volta estarão também Jaume Balagueró e Paco Plaza que retomam a “niña” Medeiros em “Rec 2”. Regresso também de Chan-Wook Park, o nosso “Old Boy” com um dos êxitos do último Festival de Cannes, “Thrist”, no qual um padre se deixa envolver por uma sua paroquiana. Deataque também para a segunda parte de “The Descent” de  Jon Harris, o argumentista do êxito do último Fantas que foi “Eden Lake”, onde finalmente se esclarece o mistério que se esconde no mundo subterrâneo.

Na Semana dos Realizadores, sob a égide de Manoel de Oliveira, patrono da Semana, encontramos filmes tão significativos como o Prémio do Júri do Festival de Cinema de Cannes, “Fish Tank” de Andrea Arnold. Uma visao desencantada sobre o mundo sub urbano londrino e os seus estranhos personagens. Do outro lado do atlântico poderemos ver, “Dolan’s Cadillac”, uma história de vingança na fronteira tórrida dos Estados Unidos da América com o México, onde um herói solitário afronta o rei do tráfico de mulheres. De outras latitudes, “The Time That Remains” do conceituado cineasta israelita Elia Suleiman, uma das grandes surpresas da edição 2009 de Cannes.

O Oriente (Express) continua a dar cartas no domínio da criatividade em cinema. A selecção deste ano é o espelho dessa variedade temática. Desde a divertida comédia de terror “Vampire Girl Vs Frankenstein Girl” ao drama futurista de “Air Doll” onde uma boneca insuflável ganha vida, para felicidade do seu dono, passando pelo mais recente filme de Shynia Tsukamoto, presente em Veneza – “Tetsuo – The Bullet Man” ou a verdadeira loucura visual que é “RoboGeisha”.

Fora da competição existem ainda as secções Premiére e Panorama, Retrospectiva Luís Galvão Teles, Retrospectiva Cinema Françês, Cinema e Robótica, Pink Cinema, Heidi Goes Wild – Retro Cinema Suiço, Vencedores do Fantas e Panorama do Cinema Português, entre outras.