Ludgero Marques inaugura exposição Feel the Planet Earth, na FEUP

Hoje, dia 9 de Outubro, pelas 12 horas, Ludgero Marques estará na FEUP para inaugurar oficialmente a exposição “Feel the Planet Earth’08”, uma mostra que reúne os trabalhos apresentados à segunda fase de selecção da primeira edição do CIFIAL DESIGN AWARD – concurso internacional de design promovido pela Cifial.

Oriundos de 21 países diferentes, os trabalhos expostos reflectem a preocupação pelas questões relacionadas com a temática da sustentabilidade energética e da excessiva dependência da nossa civilização em relação a fontes não renováveis de energia. Ludgero Marques, presidente da Cifial e antigo aluno da Faculdade de Engenharia do Porto, estará na FEUP com o objectivo de divulgar a iniciativa e lançar as bases para a edição 2010 deste concurso que pretende “identificar contributos concretos do design para a melhoria das questões fulcrais que a civilização actual enfrenta”. Com um valor de 25 mil euros, o prémio, bianual, destina-se a designers e finalistas de cursos nesta área, e terá como tema da próxima edição “a água”.

Atento a estas manifestações de intervenção científica e tecnológica na comunidade, o Design Studio FEUP desde logo manifestou todo o seu apoio à CIFIAL no acolhimento desta exposição que estará patente ao público de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 19h30, na Biblioteca da FEUP (entrada livre).

De realçar que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tem vindo a reforçar as suas competências na área do design de produto, com diversas valências e ofertas formativas: para além da criação do Design Studio FEUP, decorrem também neste momento um Mestrado em Design Industrial e as Ofertas TME (formação pós-graduada de 3º ciclo) e LTI (Programa Doutoral “Líderes para Indústrias Tecnológicas”) do EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing), no âmbito do Programa MIT-Portugal, prevendo-se para breve o lançamento de um programa doutoral em Desenvolvimento de Produto.

Mais informações sobre o CIFIAL DESIGN AWARD em www.feeltheplanetearth.org