INESC TEC Science Bits #16 – Robótica e agricultura – uma parceria improvável

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bits, exploramos a parceria improvável entre robótica e agricultura.

Há 50 anos, nos laboratórios da Monsanto em Springfield, Estados Unidos, John Franz criou o pesticida mais vendido em todo o mundo: glifosato. Este e outros produtos químicos revolucionaram a agricultura, mas hoje, nem todos veem pesticidas com tão bons olhos. Riscos para a saúde e poluição são duas das muitas razões que levaram a Comissão Europeia a estabelecer um grande objetivo: cortar para metade a quantidade de químicos a usar na agricultura em 2030.  

No INESC TEC, há quem esteja a alavancar esta missão; investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes estão a estudar inúmeras estratégias para apoiar o setor da agricultura. No Science Bits deste mês exploramos estes trabalhos que promovem a autossustentabilidade mundial.

Tatiana Pinho e Filipe Neves dos Santos

Tatiana M. Pinho recebeu, em 2018, o grau de doutoramento em engenharia electrotécnica e de computadores pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, e INESC TEC, ao abrigo de uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Em 2011, licenciou-se em engenharia de energias e recebeu o grau de mestre em engenharia de energias pela mesma universidade, em 2013. Atualmente é investigadora no INESC TEC, no Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes. Os seus interesses de investigação incluem instrumentação, modelação e controlo adaptativo aplicados a sistemas agro-florestais. 

Filipe Neves dos Santos é doutorado em engenharia eletrotécnica e computadores (2014) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mestre em engenharia eletrotécnica e computadores – automação e robótica (2007) pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e licenciado em engenharia eletrotécnica e computadores (2003) pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Profissionalmente é apaixonado pela investigação e desenvolvimento de soluções robóticas e automatização que permitam resolver problemas reais, desejos e necessidades da sociedade e contribuir para a autossustentabilidade e justiça da economia global. Neste momento a sua principal linha de investigação centra-se no desenvolvimento de soluções robotizadas para o setor agrícola e florestal, onde é necessária uma maior eficiência para a autossustentabilidade mundial. É investigador sénior no Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC e responsável pelo Laboratório de Robótica e IoT para a agricultura e floresta de precisão, no mesmo centro. 

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #16 – Robótica e agricultura – uma parceria improvável