INESC TEC Science Bits #14 – De Eureka ao mercado: a viagem de uma tecnologia no INESC TEC

Science Bits é um podcast produzido pelo INESC TEC e Engenharia Rádio, que aborda as últimas tendências de ciência e tecnologia. Neste episódio do Science Bits, vamos descobrir como é que no INESC TEC transformamos uma ideia em produtos para o mercado.

Em 2016, Joana Paiva estava a fazer o doutoramento em Física enquanto trabalhava na área de fibras óticas. É aí então que a ideia da iLoF – intelligent lab on fiber – surge. Com o apoio do SAL (serviço de apoio ao licenciamento do INESC TEC), a ideia cresceu e materializou-se naquilo que hoje é: uma start-up premiada internacionalmente e cujo objetivo é providenciar um método alternativo para apoiar ensaios clínicos para várias doenças. Num mês em que celebramos o dia mundial da propriedade intelectual, falamos com a Joana e com o Daniel do SAL para perceber como é que uma ideia chega ao mercado – e os desafios inerentes a este processo.

Joana Paiva e Daniel Vasconcelos

Joana Paiva é engenheira biomédica e doutorada em Física. É co-fundadora e Chief Technology Officer da iLoF, uma startup que procura trazer uma nova era para a medicina personalizada, utilizando inteligência artificial e fotónica. Foi incluída na lista da Forbes 30 under 30 nos setores da medicina e cuidados de saúde e é professora assistente da Universidade do Porto.

Daniel Vasconcelos é o Responsável do Serviço de Apoio ao Licenciamento do INESC TEC, aumentando o impacto social dos resultados de I&D gerados na instituição. Fazendo uma utilização inteligente de diferentes tipos de Direitos de Propriedade Intelectual, o Daniel desenvolve e comercializa produtos e serviços de base tecnológica nos campos das TIC e da tecnologia médica. A open source compliance é também um campo chave da sua atividade. Além disso, é Embaixador Europeu do IP Helpdesk para Portugal, membro de associações de renome de profissionais de transferência de tecnologia como a ASTP-Proton e a I3PM. Daniel é professor convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para cursos de desenvolvimento de tecnologia médica (Biodesign) e de Economia e Gestão. Tem um Doutoramento em Ciências Biomédicas, um mestrado em Bioengenharia, e um mestrado em Economia e Gestão da Inovação, todos da Universidade do Porto.

Publicado a

Comentários fechados em INESC TEC Science Bits #14 – De Eureka ao mercado: a viagem de uma tecnologia no INESC TEC